
Um incêndio atingiu uma área de mata, no perímetro urbano de Euclides da Cunha Paulista (SP) e Teodoro Sampaio (SP). Defesa civil do município informou que o fogo iniciou às 14h de sábado (12) e se alastrou por uma grande área devido rajadas de ventos.
Incêndio foi controlado após horas de trabalho, por brigadista de usinas da região, funcionários de fazendas e defesa civil.
Jonatas Alves Carvalho explicou a equipe de reportagem do pontal news que a falta de chuvas, e comum neste período do ano, aumenta os riscos de ocorrência de incêndios em matas e terrenos. O fogo em áreas de vegetação urbana pode causar danos graves na flora, fauna e degradar o solo. Pode também causar interrupção no transporte público, na distribuição de energia elétrica e nas redes de comunicação.
Na grande maioria das vezes, as queimadas urbanas são resultados de ações humanas irregulares. A fiscalização, segundo o coordenador da Defesa Civil de Euclides Da cunha Paulista (SP), ocorre por meio de denúncias pelos telefones 193, do Corpo de Bombeiros, ou 199, da Defesa Civil, além de patrulhamentos constantes.
Defesa civil tem feito monitoramento áreas urbanas e rurais preventivamente. Salientamos a importância da contribuição da população não fazendo descarte irregular de lixo, bitucas de cigarro, queima de lixo e resíduos, o que é proibido e pode causar incêndios.
No período de estiagem, a umidade do ar fica muito baixa, principalmente no período da tarde, deixando o tempo mais seco. Por esse motivo, é importante aumentar o consumo de água durante o dia, principalmente por crianças e idosos, já que a hidratação é fundamental para a saúde. Sempre que possível, também é recomendável utilizar soro e colírio na lubrificação das vias aéreas para diminuição do incômodo respiratório, além de evitar a prática de atividades físicas entre 11h e 17h.
Quer saber tudo
o que está acontecendo em tempo real?
Receba todas as notícias do Pontal News no seu WhatsApp.
Deixe o Seu Comentário