O corpo de um animal macho jovem da espécie anta brasileira (Tapirus terrestris) foi encontrado na noite desta quinta-feira (7) em um trecho da Rodovia Arlindo Béttio (SP-613), nas proximidades do Parque Estadual do Morro do Diabo, em Teodoro Sampaio (SP). Pela capacidade de dispersão de sementes de frutos dos quais se alimenta, a espécie é conhecida como “jardineira das florestas”.
Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (Semil), o animal não apresentava sinais de atropelamento.
As causas da morte deverão ser investigadas.
A pasta estadual esclareceu que a Unidade de Conservação, administrada pela Fundação Florestal, possui 13 passagens subterrâneas instaladas pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo (DER-SP), nos 14 quilômetros da via que atravessam o Morro do Diabo, para permitir o deslocamento da fauna com segurança, e alambrados de 100 metros de cada lado em cada passagem subterrânea.
Ao todo, são 2,6 quilômetros de bloqueios de segurança para a fauna do parque.
A Semil reforçou que, visando aumentar a segurança viária na SP-613, na aproximação ao parque, implantou dois novos equipamentos de fiscalização de velocidade e quatro lombadas, com sinalização vertical alertando para o limite de velocidade de 30 km/h.
“Paralelamente, está em fase de análise técnica a implantação de 30 quilômetros de cercas de segurança ao longo da via e outros dez quilômetros na Estação Ecológica do Mico-leão-preto, bem como a implantação de três novas passagens de fauna”
Quer saber tudo
o que está acontecendo em tempo real?
Receba todas as notícias do Pontal News no seu WhatsApp.
Deixe o Seu Comentário